HOME - Introdução - Vildemoinhos - Cavalhadas - Roteiro - Album de Fotografias

 

Lusitano Futebol Clube

 

Este clube nasce em 14 do Agosto de 1916. Vildemoinhos Futebol Clube de Vildemoinhos, tem no seu historial vários títulos de campeão distrital e depois de militar a nos campeonatos nacionais da altura sobe ao campeonato da segunda liga. Este clube teve várias modalidades desde o basquetebol, pin-pong, atletismo e ciclismo. O desporto principal desta colectividade sempre foi o futebol. Era esta modalidade que levava pessoas ao estádio e enchia de orgulho as gentes de Vildemoinhos. 

Nesta altura quem  mais dava tudo pelo clube eram os jogadores da terra, Rodrigues ou para os Manelito foi um dos jogadores que mais honraram e suaram a camisola. A mística que tanto se fala nas grandes equipes, aqui tinha toda a razão de existir. Era o fervor destas gentes que faziam com que os jogadores “lutassem”  em campo pelo melhor resultado para o Lusitano de Vildemoinhos. A camisola branca e preta em riscas verticais era um dos símbolos desta comunidade, e pela qual todos lotavam com orgulho. Este brio teve o seu apogeu máximo quando na época de 1963/1964 esta distinta equipe lutou no campeonato da segunda liga nacional. Com uma equipe praticamente de amadores que nada ganhavam, além de prémios pontuais. Era apenas o amor ao clube e o empenho dos jogadores. Ao combater com outras equipes nesse mesmo campeonato o Lusitano de Vildemoinhos viu as diferenças entre equipes profissionais e equipes amadoras. Mas nunca os trambelos deixaram de apoiar a equipe “da terra”. Na altura foi um feito grandioso era a equipe representativa da cidade de Viseu assim não só estava a representar a povoação e Vildemoinhos mas já estava a representar Viseu e assim o reconhecimento desta grande cidade de Viseu.

         O Lusitano de Vildemoinhos tem no seu património uma sede antiga que em breve irá ser transferida para o pavilhão das Cavalhadas e assim ter instalações condignas e proporcionais à dimensão do clube, que é grande nem que seja nos corações dos adeptos mais antigos. O Lusitano tem também um estádio relvado numa zona privilegiada da cidade. Entre a Quinta do Bosque, Vildemoinhos e Viseu. Faz com poderia ser melhor aproveitado e ser um local de eleição na prática de desporto não só a favor da colectividade mas importante também para a comunidade e assim fazer renascer este grandioso clube o Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos.      

 

 

Nesta fotografia podemos ver entre outro craques desta gloriosa equipe do Lusitano de Vildemoinhos o craque Rodrigues ou Manelito na posição em pé, sendo o primeiro a contar do lado direito.

 

 

 

 

 

 

 

 

HOME - Introdução - Vildemoinhos - Cavalhadas - Roteiro - Album de Fotografias